5 de novembro de 2017

Papo no Backstage :: Guitar Tech... 8 Anos!!!


Salve Moçada!!!

Siiim!!! Hoje temos um aniversariante na parada! Exatamente no dia cinco de novembro completo oito anos de trabalho com o Guitar Tech! Um trabalho que me rendeu inúmeros contatos e amigos!

Poderia até pensar mais pelo lado mais 'festivo' da situação, porém queria aproveitar tal data para conversarmos de como o blog mudou minha vida profissional, o que me influenciou a trabalhar na internet e como o Guitar Tech conseguiu estar ativo entre os principais portais virtuais de guitarra do mundo inteiro, entrevistando os maiores nomes nacionais e internacionais e também... Sempre trazendo novos conteúdos!



Primeiramente muito me orgulha saber que chagamos à tal nível! Claro!!! Com o tempo as coisas foram mudando... Fui me adaptando, entendendo mais e estudando cada vez mais de como fazer o trabalho render de maneira online! E Sim... Há muito por vir!

Obviamente que no primeiro post que fiz oito anos atrás eu não tinha dimensão do rumo que o Guitar Tech poderia tomar!

Aí vem uma ideia que sempre falo para meus alunos! Nem sempre estamos prontos para tudo... Às vezes uma ou outra oportunidade surge e no meio do caminho vamos aprendendo como conduzir as coisas!

Na verdade hoje eu acho que de fato as coisas são assim! Você há de estar no meio de uma situação para entender como ela funciona! Se ficamos esperando muito o tal momento certo, por fim nada se realiza! E é isso... A única maneira de você compreender e/ou entender como funciona um trabalho e como planejar o futuro é estando nele e vivenciando essa realidade!

Com o Guitar Tech foi assim! No momento que eu o coloquei online não havia me passado pela cabeça entrevistar tanta gente como entrevistei, postar tanta coisa para vocês e sempre ter ideias novas para estar presente nos cliques dos amigos guitarristas e músicos!

Mas enfim.... Como o blog surgiu!? 2017 menos 08 anos é igual à 2009! Esse foi o ano que o blog veio à tona! Naquele ano eu estava cursando e terminando uma faculdade de Publicidade & Propaganda, tinha 22 anos trabalhava em agências de publicidade e era muito ativo com música, estudava muito, tinha bandas e vivia o sonho de fazer da música a minha vida, por simplesmente gostar de tocar guitarra o dia inteiro!

O primeiro passo de tudo é fazer o que ama sem ter medo de nenhum obstáculo! O segundo passo é ter algo na mão que faça seu propósito ir para frente!

Em 2009 a internet ainda era uma promessa em termos de comunicação e informação! Eu trabalhava em uma agência aqui em Americana (cidade que resido) chamada Y2! Eles tinham um blog que era o principal meio de comunicação (ou também portfólio) da agência! Eu ficava boquiaberto em ver o quão criativos eles eram! Ou seja... o blog abria as portas da empresa para o mundo e não só apenas para o público local... Lembro-me que muitos contatos e trabalhos surgia através desse blog! Coisas que se pensarmos dez anos para trás daquele momento não seriam possível! Agradeço muito aos amigos da época.... Raphael, Macedo e Henrique! Aprendi muito... Não segui no ramo! Mas levo daquele momento muito aprendizado! Saudades dos nossos churrascos!

Não perdendo o foco.... Essa ideia de com um modesto clique você estar aberto ao mundo muito me atraia! Eu tinha muito material de guitarra e música preso no meu HD e me frustrava ver tudo aquilo sem uma devida serventia! Eu já dava algumas aulas... Mas me sentia frustado por que sabia que aquele conteúdo poderia estar rendendo muito mais! Aproveitei o conhecimento em internet, música e redação... juntei tudo em uma coisa só e o resultado disso tudo foi o Guitar Tech!

O blog foi ao ar com uma cacetada de informações e um pouco carente nas questões de organização e administração na internet... O que quero dizer com isso!? Eu apenas postava... Em toda hora, todo momento eu estava lá... postando! Não é assim que as coisas funcionam!!! Tudo há de ser bem planejado! Há uma comunicação certa para isso, há uma maneira correta de impulsionar seus posts em redes sociais e há termos certos para se usar! Eu obviamente não sabia nada disso! Isso vai de acordo com a ideia no início do post...  Não estar pronto!! Mas estar na situação e aprendendo com a realidade.... Não há outras maneiras... Sem estar na realidade... Você não vivencia muita coisa e não aprende muito!

Enfim.... Os posts começaram e logo o blog passou a ter um feedback bem positivo! Obviamente fiquei muito feliz com o progresso.... Porém o mais importante.... Entender o por que do progresso? Por que que com pouquíssimos meses na ativa o blog já estava trazendo um resultado tão positivo! Uma sacada importante que podemos ter em relação aos progressos é essa... No momento de uma realização, de concluir um objetivo, de ver que você progrediu, o comum é aquela relaxada! A sensação de dever cumprido! É até mesmo algo cultural diante de algo bom que conseguirmos é festejar! Porém não.... Eu curiosamente quis saber o por que aquele trabalho estava dando tanto resultado de maneira assim, tão repentina! Li os comentários analisei o que tinha de analisar e pude ter uma conclusão! O blog estava sendo bem acessado pois o conteúdo era bem organizado e escrito de uma maneira muito natural! Nunca esqueço desse comentário! "Acesso o Guitar Tech, por que tenho confiança no conteúdo do blog e por que o assunto é tratado de forma muito natural, parece que o cara está na minha frente me ensinando as coisas."!

Isso resumiu o meu trabalho naquele momento.... E então pude trazer isso como um diferencial! Conteúdos sempre corretos, bem escrito e com uma linguagem acessível!

Nem sempre é fácil você elaborar um conteúdo escrito de forma simples! Talvez se eu tivesse me empolgado com os resultados do blog, eu teria parado naquele nível!

Sempre digo as pessoas que me perguntam sobre o blog... Que eu tive alguns sustos de 'popularidade' com ele... Eu explico! De você entrar nos comentários e ver um grande nome da guitarra elogiando o seu trabalho! Ou de mandar um pedido de entrevista e o cara à ser entrevista dizer que conhece o blog e que costuma acessá-lo.

O primeiro susto foi esse... em poucos meses lá estava o blog despontando! O segundo susto... a proximidade com os leitores... Novamente  aquela reflexão para entender o que eu estava fazendo de certo... fazer uma conclusão disso.. e trazer isso para o meu trabalho como mais um diferencial!

Eu consegui concluir que a atenção que eu dava para o público era grande! O sujeito comentava em um post com alguma dúvida... e eu fazia um texto explicando e ainda deixava meus contatos pessoais caso a pessoa precisasse... Dava meus telefones para a pessoa! E na hora que eu estava respondendo o leitor eu não percebia isso... Apenas respondia! Depois pude reler os comentários.. me colocar na condição de público e entender o quão legal pode ser, você entrar em um site deixar uma dúvida e o cara te responder te chamando pelo nome e deixando seus contatos caso ele precise!

Eu acho que nessa vida nossos progressos se resumem em evitar os erros passados! Mas as vezes a gente já trás alguns acertos de berço! Se a gente não se atenta à eles podemos perde-los!

O próximo ponto... Entrevistas! O primeiro entrevistado.... Eduardo Martinez... Na época no Hangar! que em 2009/2010 era a banda que mais despontava... Essa entrevista colocou o blog em outro nível! Agora por que eu resolvi abrir essa sessão!? Por que eu vi uma entrevista dele na Guitar Player! o segundo entrevistado foi o Ricardo Soares... o terceiro o Marcelo Barbosa! Esses dois últimos nomes eu entrevistei poucas semanas após alguns de seus lançamentos! Nisso também as entrevistas começaram a acontecer... e  hoje com muito orgulho... Posso dizer que entrevistei os principais guitarristas do mundo!

Mesma coisa.... Uma análise! Por que o Guitar Tech entrevista os maiores nomes da guitarra a nível internacional! Nenhum outro veículo direcionado à guitarra em termos de Brasil conseguiu esse feito! Por que disso!? Me apego em alguns acertos inocentes que tive na época com as primeiras entrevistas... Acontece que por sorte do destino eu chegava nos caras certos, na hora certa com a comunicação certa... Eu não ficava bajulando muito os entrevistados por ser fã deles, tratava-os de forma profissional e sempre chegava em um momento oportuno... Ou um lançamento ou uma turnê aqui no Brasil... Percebi que as entrevistas servia não somente para satisfazer uma vontade de fã que eu tinha em conversar com um ídolo mas também para o entrevistado ter um espaço para divulgar seu trabalho! Enfim... Devemos sempre estar com os olhos a frente de nossas pernas nessa corrida que se chama crescimento...

O tempo foi passando e eu fui tendo uma cartada absurda de entrevistados e aprendi muito com isso!  Posso dizer com muito orgulho que muitos guitarristas acessam ou já acessaram meu blog... E que os principais nomes da guitarra conhecem meu trabalho! O blog me trouxe amigos, contatos, seguidores... pessoas que acompanham meu trabalho... Mas o mais importante me trouxe conhecimento! Eu poderia 'perder' tudo isso caso eu me limitasse apenas a curtir a popularidade que ele teve... Mas sempre importante manter as antenas ligadas e tirar uma boa lição de tudo! O Guitar Tech também me tirou do país e me levou para eventos internacionais!

O principal de manter contato com alguns dos grandes nomes da guitarra é poder vivenciar a realidade deles e aprender como funciona a vida desses caras e aplicar isso na sua realidade!

Logo formulei a maneira que me contatava com eles... percebi que as vezes temos que tratar com produtoras e assessores e para isso devemos ser mais formais já que o mundo da música tem um enorme business por trás de tudo isso! E esses contatos começaram a me perguntar... E o seu trabalho? Tem algo gravado? E eu não tinha... Comecei a gravar um CD instrumental que sai em 2018... e lógico nesse trabalho ponho em prática tudo que aprendi nesses anos de blog... E o CD mesmo sendo o primeiro da minha carreira vem com a promessa de estar presente no mundo inteiro... Graças a tais contatos e ao que eu pude tirar de aprendizado de tudo isso!

O tempo passou e o blog já tinha se estabilizado com um público fiel.. Mas senti que precisava de mais! Em 2014 durante umas férias reformulei todo o formato e layout do blog e abri novas sessões. Reviews e algo mais direcionado à profissão, passei a falar mais de Marketing e administração, gestão de uma carreira artística que são elementos que eu gosto muito e até então tinha um certo receio de trazer isso para a pauta! Mas foi bem legal e tem dado ótimos resultados! Abri até uma sessão para falar de coisas totalmente externas à música... como economia, sociedade, política... enfim!!!! Vi que poderíamos expandir bem mais!

Nisso se foram oito anos, o blog me trouxe mais de um milhão de visitas, me colocou para fora do país, me colocou em contato com os principais nomes da guitarra... me trouxe contatos, amigos, me trouxe aprendizados e o mais importante.... Trouxe minha profissão que é o grande amor da minha vida! Me mostrou que viver de música é um prazer... Não fico de choradeira por aí dizendo que a profissão de músico é ruim e isso e aquilo! Já tem muita gente para reclamar, a concorrência para isso é muito alta... Vou fazer as coisas por outro caminho! Me orgulho dos mais de 800 posts que fiz nesses oito anos, me orgulho de todos os acessos que tive nesse período... Agradeço por todos os amigos e contatos que fiz nesses anos! E digo que quero mais e mais! Fico muito feliz em saber que o Guitar Tech é um portal que ajuda as pessoas de uma forma ou outra... hoje aqui eu escrevo sobre tudo e recebo inúmeros comentários e agradecimentos! Se vocês se sentem felizes em achar aqui no blog alguma informação que podem ser útil... Imaginam o tamanho da minha felicidade em poder estar presente na vida de cada um ajudando de alguma forma!

A música é realmente algo muito grande e a gente tem que parar de se importar com coisas mínimas... Vamos pensar em um trabalho grande, vamos pensar em um objetivo que esteja no mundo inteiro... E não vamos aceitar nenhuma limitação imposta por algo que as vezes não corresponde à 10% da força que existe em você!!!!

Oito anos... terão 16, terão 20, 30, 50 ou até mais! Sempre estaremos juntos nessa caminhada... Vocês me incentivam demais!!!! Já estamos presente no mundo todo e estaremos cada vez mais ativos!!!!

Agradeço à todos que passaram por aqui como público, como entrevistado, como colunistas, ou até mesmo comentando, me ajudando a progredir diariamente, resultando em novos posts, novas sessões!! Agradeço à todos os amigos que fiz nesses quase dez anos de música, seja no meio virtual ou no meio presencial! Sou muito feliz com tudo que está rolando! A música é a profissão mais linda que eu poderia ter escolhido! Sim... Já pensei 1000 vezes em desistir.. Mas até agora eu já tive 1001 razões pra levantar e seguir em frente... Estamos ganhando a luta! Vale a pena lutar pelos seus objetivos e por suas buscas! Vale a pena sim! Estejam sempre na busca! Nunca desistam da música por que muito ela tem a nos ensinar!!! Obrigado por tudo galera!!! Sentimentos bons no coração, paz na alma, um sorriso no rosto e 2018 será incrível!!!

Um abraço e um muito Obrigado!!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário