19 de julho de 2017

Papo no Backstage :: Um sertanejo... Que de sertanejo e universitário, não tem nada!


Salve! Salve!!! Queridos leitores do Guitar Tech!!

As vezes eu saio de Marte e aterrizo aqui para uns bate-papos bem legais! Gostaria de estar podendo escrever mais... Porém as gravações do Into Infinity andam há milhas por hora, a produção da minha primeira vídeo-aula, os preparativos, planejamentos e investimentos na pré promoção do CD tirando meu sono!!! Muita coisa rolando!!! Mas vamos seguindo, sempre que tiver um tempinho aterrizo nesse planeta para conversarmos um pouco!!!

Mais um post temático! Hoje o assunto é o Sertanejo Universitário, seus chapéis cafonas, suas calças castra-otários e suas músicas deprimentes!


Vamos lá!? Logo de início já afirmo que a minha intenção não é ofender ninguém... Apenas mostrar meu ponto de vista sobre diversos assuntos à cerca do meio musical... é essa a minha função!

O "Sertanejo Universitário" ocupou o topo do main streamin cerca de uma década atrás!!! Me recordo no início da minha graduação de ouvir falar nesse termo... "Sertanejo Universitário" Imaginava um tiozinho vindo da roça e entrando no campus com um inchada na mão.... Mas na verdade não se tratava de pessoas estranhas com calças apertadas, botinas e caminhonete do papai, o assunto era academia, gel no topete, roupas, dois números abaixo do normal... enfim!!! Como dizem meus alunos.... "Buguei!!!"

Na minha visão o termo sertanejo parou de ter efeito quando algumas duplas, me refiro à Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, entre outras, chegaram nas mídias populares dizendo que aquela gritaria toda, que aquela choradeira sem fim era sertanejo! Para mim o fim foi aí!

Sertanejo no meu conceito é Tião Carreiro & Pardinho, Lourenço & Lourival, entre outros... nada contra.. apenas não encaixa no contexto e estão querendo vender uma ideia errada, com um conteúdo superficial! De lá para cá a coisa só desandou!

Como disse anteriormente.... Não sei precisar a data, mas cerca de uma década, começamos a ter esse "fenômeno". Sim! Eu sei que o termo refere-se à um gênero musical (???) voltado ao público jovem.... vejamos, de fato a questão cultural no Brasil anda  no limbo!
Nesse período inicial até os dias atuais.... tivemos inúmeros sobes e desces de artistas (um mais bizarro que o outro). 

Ah!!! Um adendo... No início da minha adolescência tínhamos o forró universitário também.... capitaneado pelo excelente Falamansa... Músicas criativas, boas de se ouvir e dançar! Já me imaginaram dançando forró! Rssss!!! Continuem não imaginando!

Geralmente o mercado mais popular da música é assim... Vantajoso e promissor apenas nos primeiros três meses... depois despenca... Ídolos e sucessos descartáveis! Música de estação.... cada momento um ídolo diferente!

Em uma conclusão mais ampla, em todo esse período da hegemonia do sertanejo nas mídias populares, eles conseguiram "piorar o impiorável".

E eu achando que na fase do Michel Teló e Gustavo Lima a coisa não poderia piorar... mas sim! Piora!

Apesar do teor sarcástico do artigo... o tema é sério! O sertanejo atual é um assassinato a cultura e a intelectualidade!

É possível provar em termos técnicos e teóricos que o sertanejo atual não pode ser considerado música... (no máximo um sub-conceito de música). Enfim... não vou entrar no mérito teórico da questão! (deixa isso para um outro artigo!!! Muahhhh!!!)

Em termos culturais reflete o cotidiano de qualquer medíocre que temos por aí e a temática cada vez ficam pior!

Algumas conceituações enfatizando uma vida leviana enquanto outras... explorando a imagem e também o assédio ao sexo feminino.... o que é um tema delicado e está cada vez mais em pauta!
Impressionante que hoje temos algumas mulheres representando o sertanejo, vendendo aquela imagem de bruta e sentimental... mulher da fazenda que laça gado! Até aí tudo bem... Mas até elas estão produzindo músicas que ofendem e degradam o papel feminino na sociedade! Com um vestido mais apertado que orçamento de um músico independente, uma silhueta estilo "Fiona" uma voz um pouco mais grossa e caipira (enfatizando o estilo mulher laça gado) estão aí.... também colocando toda suas sofridas experiências com casos e casos amorosos, e também casos extra-conjugais! Isso não está sendo legal! Porém um certo alívio para as gordinhas que costumam dar a vida em uma academia malhando o corpo (e apodrecendo o cérebro) no ideal de ter um "contorno físico" mais refinado! Em breve vai estar nas tendências da moda ser um pouco mais "fofinha" (isso não é uma conceituação machista e sim um puro eufemismo! rssss!) e usar um vestido cinco números menores! Só não respirem... Por que senão solta tudo!

Logo ao público que consome esse tipo de música não é oferecido nenhum tipo de reflexão, as harmonias são simples e pragmáticas, não permitem um raciocínio, inibem uma reflexão técnica sobre qualquer coisa, prendem o público em um certo "conforto intelectual". E povo que não pensa, é um povo burro ... isso gera inúmeros prejuízos culturais, morais, políticos e sociais!

Eu vejo a coisa piorando! Por ser músico profissional acabo tendo alguns "reflexos" de como andam as coisas nesse mundo... não trabalho com sertanejo, nada contra a galera que ganha seu dinheiro de forma honesta trabalhando para as bandas, são músicos, são colegas de profissão! Apenas tive um rumo diferente, e isso é normal do ramo e da intenção de cada profissional!

O que me motivou a escrever o artigo, novamente aproveito para enfatizar que minha intenção não é ofender... mas sim gerar uma discussão sobre o domínio que a inculturalidade brasileira anda tendo sobre nossa sociedade!

Novos artistas surgem e cada vez a música vai ficando mais pobre... Então hoje é comum, aceitável, normal (sei lá qual o termo mais adequado) o título da música conter erros ortográficos! exemplo: "Cê Topa!?" Siiiim! Eu sei que escrever errado pode parecer "cool", descolado ou qualquer coisa assim, mas acima disso tudo escrever errado é ignorância! O artista tem o poder da palavra à frente de multidões, o artista, influencia um povo, uma geração. Seu papel é muito importante... influenciando um público de maneira errada, a questão cultural está sendo diretamente prejudicada!

As próprias letras contém erros ortográficos, erros de concordância e coesão, erros no emprego de pronomes, verbos,  artigos e plurais!

Fugindo do ponto lírico dando margem a parte técnica da música, desafinação entre primeira e segunda voz e desencontros rítmicos... Em um termo mais popular.... "Os caras não sabem cantar no tempo e afinado!"

"Principais elementos da Música".... Faltaram justo na primeira aula de teoria musical!

Voltando à temática lírica.... cada vez mais pobre... Hoje as letras enfatizam a traição, a vadiagem em um termo geral.... o machismo, a inveja, o egoísmo... enfim! Pra quem pode... Melhor ficar longe!

Não sei se a intenção é se adaptar a ignorância geral, ou até mesmo estabelecer um novo conceito de ignorância (Isso é papo para o Leandro Karnal!!! rsss...) o fato é que vejo a cultura descendo um belo tobogã de ignorância e vai se afundando bonito!

Particularmente não considero o sertanejo universitário parte da cultura brasileira! Eu vou morrer dizendo que a cultura musical brasileira é a mais forte e o músico brasileiro é incrível! Pra mim o espelho da cultura brasileira sempre será a galera da Bossa Nova! (e também as músicas regionais) Sempre!

Do mais, não tenho receio de escrever e publicar algo sobre! Eu não trabalho com sertanejo,  por uma escolha própria e pra ser sincero nunca vou trabalhar! Por que se um dia isso for necessário prefiro me conduzir em outro ramo! Sempre tive essa questão do valor cultural na música, acho que como artista tenho a obrigação de passar alguma mensagem e isso interfere em um público seja esse grande ou não!

Realmente não me atrai esse universo "fabuloso" da música midiática! Nunca me atraiu! Me desculpem por ser 110% honesto nisso! Podem até falar que o tipo de som que eu faço não gera muitas expectativas... Sempre digo que é melhor nunca duvidar de alguém que faz as coisas de forma honesta com muito amor e coragem! No fim um trabalho de conteúdo e bem feito, mesmo correndo o risco de ter uma abrangência mais limitada vale á pena... Um trabalho de qualidade fica pra vida toda! Valeu Pessoal!!!! Um abraço!!!!



ROCK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário