14 de julho de 2017

Dicas Rápidas :: E quando a guitarra é boa!??


Salve Moçada!!! Tudo Beleza!?

Meio as traças esse blog não!? Vocês não fazem ideia de como eu ando correndo com as produções do Into Infinity! Preciso de 36 horas no meu dia!

Enfim... Algumas dúvidas de alunos e algumas conclusões que tive nos últimos meses me levaram a escrever esse artigo!

Acho que muita gente rodopia na ideia e acabam não chegando em um ponto prático e objetivo de suas conclusões!

Digo isso em relação à guitarras... modelos, caps... calibre de cordas e muito mais encanações do que conclusões!



Tenho alguns modelos de guitarras aqui e costumo usá- los mais de acordo com minhas vontades do que minhas necessidades... Digo isso por que não sinto muuuuita diferença entre uma Ibanez e uma Gibson por exemplo! Calma... Não me condenem antes de eu explicar ao que me refiro quando digo que não "sinto certas diferenças!"

"Ah! Mas na ibanez é muito bom pra fazer arpejo... já nos bends fica um pouco instável e não tem sustain!"  ou então... "A Les Paul é muito legal de fazer os acordes... pois preenche bem... Mas é mais complicado de fazer frases virtuosas!"

Afirmações que a gente escuta por ai! Uma coisa é característica e outra é dificuldade! Tudo rola! Os arpejos que faço nas Ibanez com 0.9 faço na Les Paul com 0.10! Devemos estudar para sermos bons músicos independente do instrumento que estamos usando! Se eu gosto das Ibanez por ter o braço mais fino isso não quer dizer que eu nunca vá encarar uma Fender por exemplo!

Quando entrei no cover de RHCP (Funky Monks) fui logo conferir meus limites de crédito para comprar uma Fender Stratocaster... brincadeira... rsss Mas eu ando pensando sobre sim! rsss

Mas enfim... Me virei com o que tenho... testei três modelos diferentes... uma Gibson Les Paul e duas Ibanez! Há diferenças... mas não impossibilitações técnicas! Optei pela Ibanez 1620... por uma mera questão visual! Me viraria em palco com qualquer uma delas!

Quando começamos as sessões de captação de guitarras do Into Infinity perguntei pro Pelúcio (produtor) o que deveria usar de guitarra!! Ele muito seguro pediu que eu usasse a Gibson Les Paul e a Ibanez 2550! Pensei comigo "Não sei se a Ibanez seria a melhor opção para as guitarras rítmicas pois tem a questão do floyd rose!" Ainda bem que eu estava errado e ele certo! Rsss A Ibanez conseguiu um desempenho absurdo, particularmente falando um som até mais legal que a Les Paul! A somatória de ambas guitarras não poderia ser melhor... uma no "R" e outra no "L", não poderíamos ter chego em um timbre melhor... Nessa Ibanez coloquei um set de captadores DiMarzio Evo! A estabilidade de frequências é absurda! E a velha lenda que as guitarras com floyd desafinam em bends e acordes ficou para trás!

Falando em estúdio e desempenho de diferentes modelos de guitarras! Nas últimas semanas eu vi dois vídeos muito legais onde um guitarrista (não me lembro o nome dele... Sorry!) comparava modelos clássicos (Les Paule Stratos) porém uma de uma qualidade absurda e outra de uma qualidade questionável! No geral diferenças mínimas... Hoje em dia com tanto plug-ins e simuladores que temos e a possibilidade de trabalhar de uma maneira muito incisiva nas frequências de um timbre de guitarra realmente fica mais fácil conseguir um bom timbre com uma guitarra digamos... ruim! a diferença entre elas você vai sentir no braço e nas lives sessions! No estúdio a gente faz mundos e fundos... No show a história é outra... e uma guitarra que define bem as frequências e tem um braço confortável para um show é outra coisa! A tecnologia ajuda em muito... nas captações do Infinity estamos usando o Positive Grid! maravilhosas simulações... Estamos usando um "virtual set" de Mesa Boogie que entrega o som na cara.... Iremos fazer as reamps de tudo isso depois... Mas mesmo com os simuladores o som já está um absurdo! Reflete de maneira muito fiel a proposta do amplificador real!

Eu vejo que o pensamento é simples e as conclusões muito objetivas! Vejo muita gente em umas encanações que não resultam em nada.... Temos que tocar guitarra e não modelo de guitarra! Há vários guitarrista extremamente virtuosos quebrando tudo com uma Les Paul! Há diferenças... porém isso não pode resultar em limitações! Pense que um determinado modelo de guitarra pode te trazer características diferentes, cabe você encontrar a melhor forma de equilibrar os fatores, entre o que ela te oferece e o que você está predestinado à fazer... Se alguma passagem o outra é mais trabalhosa... Apenas treine!!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário