6 de junho de 2017

Técnica :: Escala Hexafônica (Padrão em duas cordas)


Salve! Salve!! Moçada!!!

Seguindo com mais alguns posts para vocês!!!! Agora um padrão na escala hexafônica! Antes de mais nada importante lembrar que a Hexafônica é uma escala simétrica (distância fixa de intervalos!) No caso temos uma escala onde seu deslocamento intervalar sempre ocorre de tom em tom!

Da seguinte forma:

G          A          B          C#          D#          E#          
                                \/          \/           \/            \/             \/
                             1tom    1tom     1tom      1tom       1tom            (Exemplo em G)


Importante dizer também que a hexafônica faz parte do grupo das escalas simétricas, escalas que possuem deslocamento fixo de intervalos, tais como a diminuta, dom-dim e aumentada!

Logo são escalas que um único corpo intervalar pode abranger mais de um tom! No caso das hexafônicas teremos apenas conjuntos intervalares (corpo de notas)... Onde o próprio tom irá corresponder a cada nota da escala! 
                                            
Nisso a aplicação da escala se torna muito mais ampla e nem por isso mais facilitada! A possibilidade de ter um único shape de escala sendo aplicável para vários tons pode gerar algumas confusões!

Por fim acaba sendo melhor pensar em caminhos e padrões através dessas escalas do que apenas shapes!

Elaborei esse padrão pensando no formato simétrico que podemos gerar ao trabalhar com duas cordas, isso facilita a visualização e amplia as possibilidades de aplicação!

A escala hexafônica também possui proximidades com outras escalas (aumentadas, melódica, cigana, húngara, entre outras) dessa forma também é possível resolver algumas coisas de uma forma mais prática! Pensem nisso! Bons treinos!!!

ROCK!!! 



              

Nenhum comentário:

Postar um comentário