21 de junho de 2017

Os 5 Conceitos :: Minha banda é nova! E agora!?


Meus caros amigos! Como vão vocês!?

Quem aqui já teve, tem ou está pensando em montar uma banda!? Pois bem... Quem já teve experiências com bandas sabe da dificuldade de conciliar horários, ensaios, agendas... Enfim... As vezes outros compromissos e propósitos dos integrantes acabam atrapalhando o desenvolvimento da banda, fortalecendo o famoso índice de que a maioria das bandas não cruzam as portas do estúdio para os palcos!

Pensando nisso que.. Organizei esse artigo em nossos famosos "cinco conceitos" para auxiliar vocês em termos de mercado, conceitos financeiros e administrativos e também no quesito organização a não perderem tempo e conseguirem prosperar de acordo com objetivo do conjunto.

1-) Conheça bem os integrantes e seus objetivos!

Geralmente montamos uma banda com nossos colegas, aos poucos um amigo indica um integrante, ou alguém da banda conhece algum músico para encarar a empreitada, enfim... música no geral tem dessas... o famoso Q.I. (Quem indica!). Mesmo que você esteja em um grupo comum de pessoas onde você até conhece bem o pessoal é importante uma reunião para definir alguns objetivos, a intenção da banda, segmento, ramo de atuação! Importante a comunicação da banda fluir em um sentido único, caso os objetivos não se coincidem, melhor redefinir e repensar as coisas!


2-) Organização!

Passando o primeiro estágio, depois que a banda definiu bem os planejamentos, vem um conceito muito importante que é a organização, fundamental para qualquer trabalho! Nada funciona corretamente se não houver organização! Uma banda desorganizada não rende muito bem, não ensaia direito, não consegue ter uma agenda... e lógico não produz! Organizar a banda é inicialmente definir as tarefas! Quem vai organizar o repertório! Quem vai marcar os ensaios! Quem vai cuidar da agenda e venda de shows! Quem é que vai cuidar da comunicação! Esse é o primeiro passo para uma banda bem definida e organizada! Organize como irão atuar... Se será no segmento cover ou autoral, Se for no autoral é muito legal.. mas demanda mais tempo e investimento... Sugiro começar como uma banda cover no estilo musical que pretendem seguir e durante os ensaios ir compondo o material próprio, dessa forma vocês não ficam longe dos palcos por muito tempo! As composições acabam até fluindo melhor e conseguem gerar uma grana para investimento em gravações!
Organize o financeiro... Preço de cachets, porcentagem para um caixa e etc... Isso é importante!


3-) Identidade Visual, Redes Sociais, Vídeos e um Site!

Suponho que a banda já tenha um nome!? Legal... Vamos pensar em alguns conceitos de divulgação! Que tal criar uma identidade visual (logo), uma página no facebook, vídeos e até um site!?
Muitos contratantes visitam as fanpages para ter uma noção do trabalho! Então fotos bem produzidas, um certo número de likes pode convencer um contratante! Invista nisso! Contrate um fotógrafo ou faça alguma parceria para que alguém consiga alguns cliques! Só não peça favores para amadores... Isso nunca funciona e não rende bons frutos! A cada show que fizerem, atualize a fanpage com um novo álbum... Dedique um álbum para cada show, isso mostra que a banda é organizada e ativa! Compartilhe sempre com os amigos! Faça eventos quando tiver shows e tudo mais! Vídeos... Muitos contratantes pedem isso! E geralmente pedem algo ao vivo! Legal ter os dois e até mesmo algumas compilações de shows, pois isso mostra mais do repertório e da interação da banda! Procure uma boa produção e um cenário legal! isso vai contar muito! Um Site! Com a febre das redes sociais o site perdeu a força... Mas não o valor!!! Manter as coisas nas redes sociais é mais simples e não gera custo, por isso muitos (até grandes artistas) desencanaram de um site! Mas isso também trás um respeito bem mais profissional! Importantíssimo ter... De todas as bandas que vejo tocando em boas casas... Todas elas possuem um bom site!


4-) Release!

Importante! Principalmente para os que estão começando! Geralmente uma banda sem nome no mercado tem uma dificuldade absurda de marcar datas! os contratantes priorizam grupos que já conhecem e com agenda cheia! O que é meio complicado e dificulta para as bandas novas se inserirem no mercado! Faça um bom release! Organizado com informações da banda e dos integrantes, com fotos ao vivo, se não tiver tais fotos, ao menos algumas de estúdio! Textos bem escritos! Não apenas a descrição da banda, mas faça algo mais caprichado! Uma capa com o logo! Um índice contendo o conteúdo de todo o material para a pessoa que for analisar, saber que se trata de uma banda séria e organizada!


5-) Pensamento Administrativo!

Tem que ter! Dinheiro que sai é dinheiro que tem que entrar! Mesmo que a banda não tenha um caráter profissional pense sempre como uma empresa! Defina as ações de investimento (muitas delas estão no item acima!) E defina como a banda quer se posicionar para ter o retorno disso! Determine quanto será investido para que vocês consigam chegar no nível desejado! Pois seja como for, uma banda sempre tem investimentos e gastos! E no geral ninguém está podendo jogar algumas cifras aos ventos não é mesmo!?

Enfim! É isso pessoal! Algumas dicas para ajudar a reverter esse desanimador índice de que poucas bandas chegam aos palcos, tudo isso faz parte das experiências que tive e das coisas que estudei! Espero ter ajudado vocês... Um abraço à todos!!



ROCK!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário