19 de junho de 2017

Dicas Rápidas :: E aí! Qual escala usar!?


Uma dúvida muito comum nas conversas de guitarristas não!? Qual escala o guitarrista X usou? Quais escalas você usa nas improvisações!? Aquela sonoridade, aquele "tempero".

Enfim... Qual segredo disso tudo!?

Ah!! Esqueci de cumprimentar vocês! Como vão todos nesse início de semana!? Por aqui tudo na devida ordem!

Voltando ao assunto... Eu acho que as experiências vão nos mostrando certas coisas que as vezes não são tão óbvias assim! Musicalmente há coisas que depende mais de você... Do que do seu professor! É importante o aluno ter essa independência e saber raciocinar música!

Eu sinceramente acho que as pessoas se preocupam demais com coisas que as vezes não são prioridades!

Vejo que quem manda na música é a harmonia! Ou seja... sei lá qual escala ou arpejo que você quer colocar... Isso vai ter um efeito em relação aos acordes da harmonia!

No fim... o solo... as técnicas.... infindáveis escalas e arpejos... realmente não são assim... tão importantes! Por quê!? Por que tudo vai depender do efeito e combinação com a harmonia!

Então as vezes me coloco em dúvida.... Quando vejo algum guitarrista... todo orgulhoso de si diz... "Aqui eu usei a escala harmônica!" "Nesse solo usei a melódica, a cigana, hexafônica!"

Geralmente paro e penso! "Legal.... Mas e a harmonia!?" Como é que está a harmonia de tudo isso aí!?

No fim vejo muita gente querendo chegar em resultados extravagantes, sem levar em conta o básico e os fundamentos da música!

Música é... harmonia, melodia e ritmo! É isso que você deve aprender na primeira aula de guitarra! (ou qualquer outro instrumento!) O ritmo dita o andamento a harmonia e a melodia fazem as coisas acontecerem em termos de nota! E o segredo das coisas está nessa junção! Logo concluímos que a melodia se apoia na harmonia! Não perca muito seu tempo raciocinando a escala e o arpejo exótico e tente entender o real sentido das coisas... Seja em um rock and roll de três notas, ou em um jazz intricado a relação é a mesma... Há uma harmonia... E as escalas que você usa acrescentarão algo nisso!

Mesma relação para os modos gregos.... Muita gente se preocupara com a sonoridade modal.... Sem ao mesmo saber as funções de cada acorde.... E outra... Caem na real.... O modo é o acorde! Modo não é escala! Pesquise os fundamentos da harmonia! Então essa "vaidade" de estar usando o modo X, Y ou Z.... Na verdade não existe!

Ultimamente eu tenho tentado quebrar as barreiras da escala melódica no rock! Eu acho que uma coisa une a outra... Sei das possibilidades infinitas que podemos ter através dessa escala na música brasileira e no jazz! Mas eu sou um guitarrista de rock! E não quero mudar a maneira que toco! Também não quero ignorar esses conceitos!

Importante entender as coisas.... A proximidade da escala melódica com o modo dórico e com algumas escalas simétricas e exóticas!

Nem tudo é shape de escalas e sonoridades genéricas! Decorar padrões e escalas faz parte da obrigação diária do guitarrista! Entender as coisas... aplicar isso e buscar novas funções é legal... pois acrescenta no que estamos tocando!

Claro! É algo que envolve tempo e pesquisa!!! Quem me dera ter todo o tempo do mundo para ficar pesquisando as inúmeras possibilidades que temos nessa relação escalas e acordes!

Por fim não há limitações! Você não precisa ficar direcionado à aplicar a escala X no acorde X... Tudo vai das intenções que você quer!

Importante entender que na música temos três sistemas! O Diatônico, o Harmônico e o Melódico!
O que é um sistema!? É um composto de nota que gera uma escala, campo harmônico, acordes, modos e arpejos! E cada um tem suas características! Basta à nos... estudar tudo isso, interpretar e saber onde aplicar com clareza, deixando evidente nossa intenção na música!

Usar apenas por usar... Eu não vejo que faz muito efeito! O importante é o entendimento de cada função do composto musical e o resultado que isso vai gerar! O pensamento é mais acima! A musica está aí para ser estudada e entendida... não apenas ser aplicada de forma genérica... sem o real efeito das coisas! Valeu!!! Um abraço e Bons Estudos!



ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário