21 de maio de 2014

Entrevista :: Dallton Santos

Fala Pessoal!!!!!

Segue mais uma entrevista!!!! apresento a vocês o incrível Dallton Santos!!! um guitarrista realmente acima da média!!! Dallton é um camarada, um amigão que conheci justamente através do blog, trilha seu perfil musical entre o rock/fusion e progressivo!!! Quando conheci seu trabalho fiquei surpreso pelas técnicas diversificadas e extremamente bem apuradas, um conhecimento de harmonia incrível, resultando claramente em composições impressionantes e diversificadas...



Pessoalmente aproveito o espaço para dar um pelo "Thank You!!!" ao amigo Dallton e lhe desejar sempre sorte e sucesso em sua caminhada o cara merece!!!!

Confiram a entrevista... está recheada de boas dicas e detalhes sobre a carreira de Dallton, que claramente acrescentará muito para nós guitarristas de plantão.



1-) Conte um pouco sobre seu início, quais foram as primeiras dificuldades e desafios?

Olá Guitar Tech e leitores do blog é um prazer estar aqui com vocês.
No início, em termos de estudo e músicas para tirar, a dificuldade era adquirir material. Não que não existisse, porém o acesso não era fácil nem barato. Quando tinha grana eu comprava songbooks importados e todo tipo de revista que tivesse escrito na capa “Toque Guitarra”. E também tinha no mercado as vídeo aulas em vhs, aprendi bastante vendo Faíska, Mozart Mello, Vinnie Moore, etc. No mais, ia tirando tudo de ouvido mesmo e tentando entender a teoria sozinho. Aliás, isso até teve um impacto muito bom no meu aprendizado onde aprendi a desenvolver minha percepção para notas, harmonia e técnicas na guitarra. Depois de um tempo fui procurar aulas e tudo começou a ficar mais claro. Já o “tocar” sempre foi bacana, desde cedo comecei a tocar com amigos e tive varias bandas. Meus primeiros acordes foram numa Giannini e pouco tempo depois ganhei uma Ibanez. Os desafios eram sempre tentar tocar alguma música dos meus ídolos.




2-) Quais foram suas primeiras influências?

Numa ordem cronológica, minhas primeiras influências foram Beatles, Guns n Roses, Metallica e Van Halen.




3-) Atualmente o que tem escutado e estudado? fale um pouco sobre suas influências atuais.

Sou bastante eclético, ouço tudo que seja progressivo/fusion e instrumental desde os mais antigos como Zappa, Yes, Gong até os atuais como Animal as Leaders e the Aristocrats.
De guitarristas tenho ouvido muito Jeff Beck e Steve Vai. Da onda erudito; Arnold Schoenberg e John Cage. E de brazuca, Hermeto Pascoal.

Atualmente tenho estudado muito a relação mente X música, e como conectar tipos de emoções sobre características minhas ao tocar. Estudo harmonia e improvisação dentro de ideias que crio. E tecnicamente falando, pratico alguns métodos que desenvolvi e temas difíceis. Aliás tenho um trio chamado No-Metric onde as composições são bem difíceis de executar, temos tocado bastante e isso acaba também que mantendo a técnica apurada.




4-) Alguma parceria, ou projeto recente que gostaria de mencionar?

Atualmente trabalho com as empresas Alien Tube Amplis e DR Strings. Tenho grande respeito e admiração pelos produtos dessas empresas que prezam pela absoluta qualidade e profissionalismo. É um grande orgulho poder fazer parte do cast de artistas de empresas sérias que acreditam no potencial de meu trabalho.
Outras parcerias bem bacanas ainda estão em negociação. Aguardem novidades.




5-) Suas composições instrumentais refletem em obras extremamente bem feitas e autênticas, com técnicas e sonoridades bem originais, Como funciona seu processo de composição? Quais foram as influências que contribuíram para esse material?

O que faço é simples, tento fugir do convencional e fazer experiências harmônicas diferentes. Na maioria dos casos isso sempre agrada meus ouvidos, pois é algo que não tinha escutado ainda, acho legal isso. Minha maneira de compor não segue um padrão, as vezes começo com uma harmonia e coloco tema e as vezes surge um tema e vou colocando uma harmonia em cima. Como citei acima, sou bastante eclético, e isso reflete de uma maneira bacana na hora de compor, pois faz você pensar em “música” e não só em “musica de guitarra”.




6-) Fale um pouco sobre seus planos e projetos futuros?

No momento estou em processo de gravação do trio No-Metric, trabalhando com workshops e aulas. Pretendo lançar um dvd aula e um novo cd autoral.




7-) Sobre equipamento, qual o seu set? (guitarras, pedais, amp) Costuma variar muito de uma situação de estúdio para um show ao vivo?

Guitarras Ibanez: Prestige 3550, Rg 450 e Jem 777.
Amplificador: Alien Monster
Pedais DD-7 e DD-3 Boss, Riot Surh, BB preamp, Alien Space O verb e também tenho uma Boss GT100.
No caso dos efeitos, dependendo da situação uso pedais, pedaleira ou plug-ins.




8-) Atualmente temos a internet cada vez mais inserida em nossa realidade profissional e acadêmica, qual sua opinião sobre essa realidade, e qual a melhor forma do músico profissional se posicionar em relação à isso para que essas ferramentas sejam benéficas para sua carreira?

Acho excelente a ideia do músico profissional usar Internet, mas é importante saber  usa-la. Primeiro, acho fundamental procurar uma acessoria de marketing ou pelo menos estudar um pouco sobre o assunto pois tem muita gente achando que esta fazendo um marketing pessoal bom, mas na verdade está é dando tiro no pé.
No mais, usar com ética, respeito aos amigos de profissão e estar sempre em contato com seus fãs para construir uma base bacana de público que posteriormente irá adquirir seus produtos e acompanha-lo em shows na vida real.




9-) Para terminar, gostaríamos que deixasse uma mensagem para o pessoal que segue o seu trabalho e para os leitores do blog.

Gostaria de agradecer imensamente a todos que acompanham meu trabalho, que torcem por mim, que ficam felizes com meu reconhecimento, vocês são demais. Sem dúvida é um grande privilégio de nós músicos termos pessoas que virem fãs de nosso trabalho. É por essas e outras que amo o que eu faço e tenho grande respeito por todos os fãs, por isso digo; a música não vai parar!
Para a galera do blog que esta na pegada dos estudos minha mensagem é : estudem, acreditem, divirtam-se, tenham foco nas suas qualidades e sempre uma mente aberta a música.
Obrigado pelo bate papo agradável e meus parabéns por este trabalho de apoio e divulgação que tem desenvolvido, long live Guitar Tech!

Dallton Santos





ROCK!!!




2 comentários: